M Ferraz

Case: M.Ferraz nº 339

Cliente: Upcon Incorporadora

Data de lançamento: mês / ano


Veja o folheto

Cenário

O sempre sedutor Itaim Bibi, ao longo dos anos, tornou-se sinônimo de alto padrão no mercado imobiliário paulistano. O grande número de construções criadas ali, porém, fez com que encontrar terrenos na região para novos empreendimentos classe A se transformasse em um grande desafio para as empresas do setor. Além da questão do espaço, ainda pesa outra bandeira: o possível investidor, cansado de “mais do mesmo”, com projetos muito semelhantes, esperava ser surpreendido de maneira profunda e inesperada, buscando não apenas o valor de um imóvel, mas projetos que andassem na mão contrária ao óbvio, podendo estabelecer-se como o diferencial da região.

Afim de inovar, a Upcon Incorporadora percebeu uma demanda reprimida de executivos e empresários que não abrem mão do requinte e da elegância de morar em um bairro de tamanha classe, mas que não desejam ou não podem investir em imóveis enormes, de tickets altíssimos, cujos espaços e oferta de serviços não refletem sua personalidade, suas necessidades e, sobretudo, seu estilo de vida.

Desafio

A exemplo de sofisticadíssimos apartamentos na França e nos Estados Unidos, cujo valor, embora de altíssimo padrão, represente uma possibilidade imediata de moradia requintada, a Upcon enxergou, em um dos últimos terrenos da valorizadíssima rua Dr. Mário Ferraz – com área de 1.453 m2 –, a possibilidade de ir na contramão do mercado e oferecer um novo modelo de empreendimento, que dialogasse mais com a praticidade e personalização que a vida moderna requer, sem perder o glamour.

Naquele endereço, tomaria corpo a elaboração de uma torre única, com apenas 40 unidades em metragens bem menores em relação às usualmente oferecidas: 20 unidades de 49 m2, 18 de 100 m2 com pé-direito duplo – um marco de extrema relevância, já que tal recurso arquitetônico é muitíssimo raro no mercado em unidades de 100 m2 –, e duas duplex de 186 m2, igualmente com pé-direito duplo, além de inúmeros outros diferenciais. Afinal, era preciso provar ao investidor, já tão habituado a outro estilo de empreendimento, que o compacto, denominado M.Ferraz nº 339, mais do que valores agregados, traria a real possibilidade de fazê-lo viver, em casa, os melhores momentos de sua vida.

Solução

Para encantar e convencer o comprador de que não se tratava de mais um prédio glamoroso da região, que traria os mesmos estigmas já fartamente conhecidos, a Archote buscou transmitir em todo o trabalho de comunicação, o conceito e a personalidade adotados para o M.Ferraz nº 339, posicionando o projeto como um empreendimento sofisticado, calcado nas mais recentes bases da exclusividade e da integração de segmentos, como a arte e seu valor inestimável, o design, a hotelaria e a tecnologia de ponta, para, assim, dialogar com um público já habituado ao melhor que a vida pode oferecer.

Para tanto, algo inédito teria que ser oferecido. Assim, a Archote foi buscar na França, o fio condutor de todo o projeto: a arte do aclamado grupo Lightgraff Collective, formado por fotógrafo, artista plástico, artista gráfico e film maker. Sob o tema “O Encontro da Noite com o Dia”, os artistas franceses, que estavam pela primeira vez no Brasil, especialmente para essa missão, teriam total liberdade de criação para traduzirem o dia e a noite do Itaim Bibi, com o intuito de revelar a poesia, a efervescência, as facilidades e as belezas do nobre bairro. O artista gráfico Brusk e o fotógrafo Guillaume J. Plisson desenvolveram, então, uma tela de 22 m de comprimento inteiramente pintada à mão e oito fotografias de lugares emblemáticos do bairro com a técnica light painting (técnica de desenhar com traços de luz, registrando os efeitos em fotos e vídeos durante captura de longa exposição).

A imensa tela de 22 metros pintada com spray teria nobre destino: além de permear toda a campanha de comunicação, agregando o valor da arte à perspicácia do empreendimento como um todo, ela foi transformada em um painel de pastilhas de cerâmica com a mesma medida e incorporada à arquitetura e ao paisagismo do M. Ferraz nº 339, para sempre.

Somado a isso, o M. Ferraz nº 339 inova também nos serviços oferecidos em pay-per-use, em sua arquitetura, e até em seu fitness, sendo o primeiro empreendimento do Brasil a contar com a implantação de uma academia pelas mãos do professor de educação física Marcio Atalla. Todas essas premissas de sofisticação e exclusividade encontraram eco em outros detalhes: na criação do estande de vendas no formato de galeria de arte, com assinatura Triptyque, e no vigoroso planejamento de marketing, capitaneado pela Archote, que englobou, além de todo o material de divulgação, anúncios em mídia impressa, comerciais de TV, anúncios direcionados na internet, blitze de promotores em pontos de destaque do bairro, etc.

Resultado

O resultado: venda de 50% na ocasião da abertura do estande, a um preço médio – e incontestado pelos compradores – de R$ 23.000,00 o m2, quebrando todos os recordes do mercado e superando quaisquer expectativas.

Com o enorme sucesso alcançado, o M.Ferraz nº 339 foi também reconhecido e aplaudido por todo o mercado imobiliário, sendo agraciado com o Prêmio Master Imobiliário 2014, na categoria Profissional – Marketing.